Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

O Papel Higiênico

Na maioria dos restaurantes, não há guardanapos na mesa disponíveis assim como nos restaurantes brasileiros. Se quiser, ele é cobrado – um valor irrisório de geralmente 1 ou 2RMB (o que equivale a R$ 0,30 / 0,60). Entretanto, o costume chinês, é de sempre tem lencinhos na bolsa prontos para ser usados como guardanapo, ou ainda, como papel higiênico – assim como esses aí da foto abaixo:

IMG_1848

Além de não ter guardanapo, a maioria dos banheiros não tem rolos de papel higiênico disponíveis para uso. Então, seja prevenido e sempre tenha ao seu alcance um pacotinho de lenços para poder satisfazer as suas necessidades, até porque, ninguém vai ficar andando com um rolo de papel higiênico por aí não é mesmo?

Errado!

Aqui na China, em muitos lugares, o papel higiênico não tem apenas a função de ficar no banheiro. Ele é utilizado também como, pano pra limpar a mesa e inlcusive, GUARDANAPO. Soa estranho?

Pois é, mas se acostume. Se for almoçar junto com vários chineses no dia-a-dia, ter um rolo de papel higiênico em cima da mesa à disposição para ser usado pra limpar a boca é completamente normal. E, pensando bem… É apenas um rolo de papel! Então, qual o problema mesmo?

Vejam as fotos abaixo e vocês vão entender que isso também faz parte do meu cotidiano chinês 🙂

IMG_1831

Todas as mesas têm o seu rolinho

IMG_1832

Em alguns restaurantes, o rolinho recebe até capinha personalizada:

IMG_1884

Observação: Todas as informações desse blog são pontuais e não podem ser generalizadas. A China do Sul, é diferente da China do Norte, do Leste, do Oeste, do meio… São muitas culturas e costumes diferentes em um mesmo país. Basta olhar para o nosso Brasil para entender do que eu estou falando… Ou você vai dizer que os costumes de um sulista são os mesmos de um nordestino? 😉

Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “O Papel Higiênico

  1. Amei este blog!
    Ficar sabendo as pequenas e grandes diferenças entre Brasil e China é súper legal 😀

  2. Marcelle em disse:

    carregar papel higiênico é super ufpr style! haha
    tô adorando o blooog! bom que facilita pra gente ficar sabendo o que tá rolando aí do outro lado! (:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...

%d blogueiros gostam disto: