Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

O Banheiro

Duas curiosidades sobre o banheiro chinês que ainda não consegui entender: a primeira é que na grande maioria das casas, os banheiros têm uma porta com VIDRO! Pois é… Não é um vidro totalmente transparente. Ele geralmente é fosco, ou com alguma textura que impossibilita a visão nítida do que acontece do outro lado da porta – mas mesmo assim! O quão desconfortável é ir no banheiro e saber que todo mundo sabe que você está sentado na privada, vendo a luz acessa e alguns vultos. Vejam o banheiro aqui de casa pra entender o que eu estou falando:

IMG_1849

É claro que a situação não durou muito, agora já temos uma cortina do lado de dentro para podermos ter um pouco de privacidade 🙂

Apenas para curiosidade, conversando com alguns amigos, ficamos sabendo que ainda temos sorte do nosso vidro não ser totalmente transparente… O dia que encontrar um eu tiro uma foto pra mostrar!

A segunda obviamente, é o choque ocidental ao entrar em um típico banheiro chinês:

IMG_1885

Cadê a privada? Tá aí ó! O buraquinho no chão 🙂

Vou contar uma coisa pra vocês… Eu adoro viver aqui na China! Aprendo um pouquinho todos os dias e me adapto cada vez mais. Mas, esse buraco… Nem que eu viva 30 anos! Kkkkk

Para nós, ocidentais, a posição de cócoras não é das mais agradáveis. Não conseguimos nos manter muito tempo. Agora, se você conseguir ficar nessa posição com os dois pés grudados no chão e sem nenhuma dorzinha no joelho… Parabéns! Você já pode vir pra China!!! E utilizar o banheiro! Kkk Tem lugares que tem privadas, é claro. Porém, sinto informar que o buraco é o mais comum. Mas o mais interessante de tudo isso, é que os chineses realmente gostam dessa posição! Quantas vezes já vi na rua as pessoas descansando assim:

IMG_1904  foto

Eles gostam tanto, que quando há privadas, você poder ter certeza que quando for a sua vez de ir ao banheiro terão marcas de sapato nela, pois, SIM, eles ficam na mesma posição, EM CIMA da privada. Haja equilíbrio!

Aí a gente se pergunta: Mas como eles conseguem fazer isso?? Simples: Eles fizeram isso a vida toda. É apenas uma questão de costume. Vá perguntar a um chinês, principalmente os mais velhos, o que eles acham da privada? 😉

E aproveitando que estamos no clima de banheiro, tirei a foto de um em um shopping super chique por aqui:

IMG_1864

Também não sei qual a função de duas privadas assim… Acho que é pra levar a amiga junto ao banheiro! Ou a filha… Bom, só sei que eu fui sozinha! kkk

O buraco e a porta de vidro, também fazem parte do meu cotidiano chinês 🙂

P.S.: Todas as informações desse blog são meramente pontuais. São experiências trocadas, com chineses e estrangeiros, e não podem ser generalizadas. Assim como “nem toda feiticeira é corcunda, e nem toda brasileira é bunda…”(Rita Lee).

Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “O Banheiro

  1. já vou seguir tbm!!!! ótimo texto

  2. Therezinha M l Oliveira em disse:

    Estou adorando saber sobre esse país tão fascinante, quando chegar ai, não terei muitas surpresas sobre os costumes, assim será mais fácil. Parabéns, estou muito orgulhosa da minha neta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...

%d blogueiros gostam disto: