Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

Laranja dá sorte!

No dia 10 de Fevereiro de 2013, de acordo com o calendário lunar chinês, o dragão se despediu dando lugar à serpente! O Ano da Cobra já começou por aqui e foi recebido com muita festa!

O Spring Festival (Festival da Primavera), também conhecido como Ano Novo Chinês (ano 4.711), começa no primeiro dia do calendário lunar e vai até o 15º dia, quando é comemorado o Festival da Lanterna. Cada dia tem um significado especial e as cidades ficam enfeitadas, com muitos fogos durante a noite. Esse é o feriado mais importante para os chineses, que é quando a grande maioria retorna à sua cidade natal e comemora a chegada do ano novo perto da família. O clima familiar é bem similar ao nosso Natal – tem suas comidas típicas, reunião de família, troca de presentes e “hóng bāo 红包” (pequenos envelopes vermelhos com alguma quantia em dinheiro).

Infelizmente não estávamos na China durante o feriado, mas vimos toda a organização ser feita algumas semanas antes. Muitas lanternas como essas da foto abaixo, foram montadas e espalhadas em inúmeros postes da cidade, o que fazia com que a noite ficasse bem enfeitada e com clima de festa. As cores dos enfeites são em sua maioria vermelho e dourado. Muitas árvores com frutas laranjas (a nossa mixirica – ou ponkan, ou tangerina, como preferir) foram montadas e espalhadas pela cidade também, geralmente na entrada de casas e prédios. Mas, porque essas frutinhas?

129  136

IMG_1899   009

Me deparei com a seguinte situaçãoe fiquei muito curiosa:

IMG_1895

Que a mixirica tem um significado eu entendi, mas precisava colocar tantas dentro do carro? Bom, conversando com a minha professora de chinês, ela me explicou que a pronuncia do “laranja” (ju zi 桔子) em chinês, é muito parecida com a pronúncia da palavra “sorte” em cantonês (jí ). Por isso, para eles, o laranja traz SORTE! Ela disse que os chineses espalham essa fruta por tudo. Comecei a reparar e realmente muitos carros colocam uma ou duas frutinhas ali no pára-brisa para trazer sorte, mas acho que o amigo da foto acima pelo jeito está esperando um milagre! Kkk Ou é supersticioso mesmo… Porque os chineses são mesmo, mas as crenças chinesas ficam pra um outro post!

A laranja da sorte, também faz parte do meu cotidiano chinês! 🙂

P.S. 1: O cantonês é uma variação do Mandarin e é falado em Hong Kong e Macau. Tem muitos caracteres do Mandarin mas também tem muitos que são só do cantonês. A variação dos sons também é grande do mandarin para o cantonês.

P.S. 2: Todas as informações desse blog não devem ser generalizadas, afinal o país tem quase 10milhões de km quadrados e a maior população mundial – não esperem que todos os olhinhos puxados pensem da mesma maneira 😉

Anúncios

Navegação de Post Único

5 opiniões sobre “Laranja dá sorte!

  1. João Fabio em disse:

    Hahahahahaha muito bom!!!

  2. OI Camila!
    Vi nas minhas estatísticas que alguém havia entrado no meu site através do ‘cotidiano chinês’ e como sou curiosa ao extremo, vim ver como era esse espaço. Poxa, fiquei super feliz de ver meu blog linkado na sua página inicial! Obrigada! =]
    Já me inclui como sendo um ‘dos blogs legais’ que vc encontrou por aqui e que te animaram a escrever o seu, como vc postou no primeiro post, acho…hehehe
    Vi que mora em Shenzhen e acabei de falar com uma amiga que mora em Chang Chun, que talvez a gente vá se encontrar em Shenzhen esse mês. Quem sabe a gente não se conhece? hahaha…
    Bom, Parabéns e continue contando as suas peripécias, delicias e delirios chineses…. Mas sim, mantenha o alto astral!
    Também não suporto ler coisas de pessoas metralhando a China, sem conhecer um pouco da história, dos fatos e da cultura. E como nós temos nossos costumes, eles também tem os deles. E no final, depois que passa a gente ri!!! rs
    Beijo grande e obrigada pela consideração. Fiquei muito feliz!

  3. Therezinha M l Oliveira em disse:

    Cada um com suas superstições, não imaginei que os chineses tivessem essa, gostei de saber.

  4. Patrycia em disse:

    Imagina o cheiro da mixirica dentro do carro!!! Por aqui a gente diz que é cheiro de pobre, rsrsrsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...

%d blogueiros gostam disto: