Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

Os pijamas e os avós

Logo nos primeiros dias de China, uma que coisa me chamou muita atenção aqui no Tianmian (lugar onde moramos) foi que algumas pessoas saem felizes e contentes de seus apartamentos vestindo: bolsa, sapato e PIJAMA.

O Tianmian é como se fosse um pequeno bairro, com alguns condominios de predios, mercados, padarias, frutarias, restaurantes e muitos outros estabelecimentos. Nós não vemos ninguém de pijama ali na Shennan Middle Road (uma grande avenida que temos aqui em frente), porém, assim que pisamos no pequeno bairro, é possível sim achar alguém indo no mercadinho ali na próxima esquina vestindo um lindo pijama de bichinhos (com a calça e a blusa combinando, sempre). Uma vez, cheguei a ver uma chinesa de bolsa e salto alto, toda chique no pijamão!

Conversei com a Aimme, uma chinesa que trabalha conosco, e ela me disse que acha que algumas pessoas não ligam muito para aparência ou conduta perante outras pessoas – e que claro, não é todo mundo que faz isso. Geralmente são as pessoas um pouco mais velhas.

Fiquei um pouco confusa no começo, pois a minha vizinha sai quase todo dia assim, então não sabia se podia ser uma roupa mesmo né? Um estilo chinês, uma roupa tradicional, sei lá! Mas é que sair de pijama de casa me pareceu tão bizarro, que acho que não quis pensar que eram pijamas. Mas hoje, já acostumei, e acho até bonitinho as senhorinhas de pijama com os seus netinhos na praça que temos aqui no prédio. Aliás, sair de manhã por aqui, pode ter certeza que irá encontrar muitas avós, avôs e muuuitas crianças por aqui!

Essa é outra coisa que me chamou atenção, mas essa eu sei que realmente é uma tradição chinesa: quem cuida das crianças são os avós! Sim! Quem educa, cria e passa o dia todo com os pequenos são os avós, em grande parte os paternos.

Não sei até que ponto isso é bom ou ruim, só sei que todas as famílias chinesas respeitam isso. Não importa o quão longe seja a sua cidade natal (geralmente onde os seus pais estão), se você e seu marido forem ter um filho ou uma filha, os seus pais se mudam para a sua casa. Assim vocês podem continuar a trabalhar, se concentrar em ganhar dinheiro e deixarão os chinesinhos com alguém que confiam. Aliás, por aqui acho que o cargo de babá não tem muita chance no mercado.

Tá explicado o tamanho dessa população minha gente! Assim é fácil ter filhos né! Faz e dá pra mãe cuidar! Até eu quero! Kkkk Além disso, muitas famílias em algumas províncias fazem questão de ter um filho homem, portanto, enquanto não vier, a família continua tentando. E os avós cuidando. E a população crescendo!

Outra coisa, apenas por curiosidade: por uma questão de controle da população, as mães não podem (ou não querem) saber o sexo do bebê. Portanto, quando ver uma mulher grávida, não pergunte se é menino ou menina – pergunte de quanto tempo ela está que fica melhor ;).

Essa questão do controle não é tão simples e depende muito do tamanho da cidade, da população da província, do número de mulheres, e muitos outros fatores. Mas essa questão fica pra um outro post!

Os pijamas e os avós cuidando de seus netinhos diariamente também fazem parte do meu cotidiano chinês!

Abaixo o avô fazendo graça com o seu netinho:

IMG_2003

P.S.1: Desculpe não ter fotos das pessoas de pijama, não tive a oportunidade e nem a cara de pau de tirar ainda! Kkkk

P.S.2: Todas as informações desse blog não podem ser generalizadas. São situações que fazem parte do meu dia-a-dia aqui em Shenzhen. Gosto de dividir isso pois quem vier me visitar, irá ver que isso tudo realmente faz parte do nosso cotidiano ;).

Anúncios

Navegação de Post Único

10 opiniões sobre “Os pijamas e os avós

  1. João Fabio em disse:

    Vou dar um pijaminha Pra D. Gina, Pra ver se ela se anima com a história!!!!

  2. Marcelle em disse:

    vou lançar a moda do pijama aqui, pra todas as idades

  3. camila vamos manter contato. tbm estou em shenzhen. meu email é edvanfleury@gmail.com. skype edvanfleury

  4. Therezinha M l Oliveira em disse:

    Vou comprar uns pijamas bem bonitinhos e vou te lavar pra passear no parque, o que acha da ideia?

  5. Patrycia em disse:

    Há um tempo atrás ouvíamos falar que na China haveria um controle de natalidade, que as famílias só poderiam ter um ou dois filhos. Isso é Lenda?

    • Não é lenda não, há um controle de natalidade sim. Em algumas cidades, ter mais de um filho sai bem caro para a família. Mas o assunto não é tão simples assim… Beijos!

  6. Patrycia em disse:

    Espero que não estejam em seus planos terem um filho aí na China, pois aí fica difícil p/ eu ir dar uma olhadinha, pois além do mais vocês sabem que não é do nosso costume os avós criarem os filhos! rsrsrsrsrsr, brincadeirinha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...

%d blogueiros gostam disto: