Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

Tire os sapatos!

Quando estava vindo para a China, eu sabia que iria me deparar com uma cultura extremamente diferente da minha, mas sinceramente, não imaginava que ia ser tanto!

A comida, a comunicação, os costumes, o modo de pensar… Algumas coisas, não consegui me adaptar, apesar de ver todos os dias. Por exemplo: os chineses fumam muito, em todos os lugares, inclusive restaurantes e dentro de elevador – não sei se eu é que estava acostumada com a lei anti-fumo no Brasil, mas realmente não há nada melhor do que respirar um ar limpinho. O buraco, é outra coisa que já mencionei há alguns posts atrás, e que eu poderia viver aqui 30 anos e acho que nunca vou gostar… kkkk Além disso, eles cospem muito no chão! Isso, na visão deles, além de não ser nojento é até higiênico – tirando as impurezas do seu organismo… Eca! kkk Mas em compensação há outras coisas que recebi de braços abertos e uma delas é tirar os sapatos ao entrar na casa de alguém (e na nossa casa).

É incrível que qualquer pessoa que venha na sua casa, antes de pisar porta adentro, já está tirando os sapatos. Isso porque na maioria das casas, as pessoas deixam todos os sapatos realmente FORA da casa – no corredor mesmo (como na foto abaixo).

IMG_2390

E nós aqui em casa, apesar de mantermos os sapatos pra dentro, aderimos muito bem a isso. Pare pra pensar, nós pisamos em tanta sujeira, o dia todo, que nada mais higiênico pra manter nossa casa limpinha do que tirar os sapatos e colocar um chinelinho no lugar. Além disso, muito mais confortável. Nós temos inclusive vários chinelinhos que pegamos de hotéis e mantemos aqui para as visitas.

No começo, pode parecer estranho e desconfortável ter que ficar exibindo os pés na casa de qualquer um. Mas depois que nos acostumamos, é automático! Caso contrário, se esquecemos de tirar, nos sentimos estranhos e até mal-educados.

Tirar os sapatos diariamente, também faz parte do nosso cotidiano chinês! 🙂

P.S.: Todas as informações desse blog não podem ser generalizadas. A cultura varia muito de um povo para outro, e considerando que a China é um aglomerado de pequenos países, vocês podem imaginar a diversidade de costumes que estão concentrados na gigante China!

Navegação de Post Único

9 opiniões sobre “Tire os sapatos!

  1. marisa em disse:

    Oi gata…acabei de descobri que um costume que pensava ser pira da minha family é oriundo da China….na nossa casa desde de pequena minha mãe instituiu o habito de tiramos os sapatos para entrar em casa, incluindo as visitas….ela sempre diz, até hj que não devemos adentrar em nossas casas com as energias da rua….:D

  2. Ah, Camila
    Aqui em casa não aderimos a esse costume não. hehehe
    Concordo que é muito mais limpo e higienico, mas sapato é tudo na minha vida, além da China, claro…hehehe… desculpa o trocadilho.
    Ai no dia a dia, tudo bem. Calça jeans, tenis, bota, todo mundo a vontade. Mas ir numa festa toda produzida e ter que tirar o sapatp…OMG! me dá vontade de datr meia volta e ir para casa…rs Tem dias que me visto em função do sapato, já imaginou meu trauma???hehehe. Tanto é que nunca nem mpensei em escrever um post sobre esse no blog. Mas vou ter que fazer, né? Afinal isso é uma regra aqui! E pode deixar que não vou esquecer que vc foi minha inspiração. hehehe.
    Beijo!

    • Hahaha Ah eu adorei a idéia! Se bem que concordo com você que em dias de festa é sacanagem… Mas conheço uns brasileiros que fazem uma excessão à regra nesses dias! hehe Fico aguardando o seu post então! 🙂 Beijos!!

  3. OI Camila, tudo bem?
    Li todos os seus posts, fiquei muito feliz com a iniciativa e com o blog! Você escreve bem, articula as palavras, sabe contar uma história cotidiana. Achei muito bacana!
    Eu convivi muito tempo com japoneses por conta do Paraná Shimbun, então, sou fascinada nos costumes diferentes, nas crenças, nos hábitos. Vou acompanhar seu blog.
    =)
    Um beijo!

  4. Xanda em disse:

    Acho que esse costume de tirar os sapatos deveria ser no mundo todo!!!! Queria muito esse costume aqui em casa, pois a coisa que tenho mais nojo é alguém chegar da rua com sapatos sujos e andar pelo apartamento todo!!!! Pense na contaminação!!! Depois você pisa descanso no mesmo lugar, deita na cama e pronto, as sujeiras e bactérias da rua estão dormindo com você!!!!!
    Adorei esse post!!!!

  5. João Fabio em disse:

    É um bom costume!

    • Therezinha em disse:

      Acho muito bom esse costume de tirar os sapatos. Pela foto que vi, as pessoas deixam os sapatos do lado de fora e ninguém leva, aqui isso seria impossível, não é?

Deixe um comentário

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...

