Cotidiano Chinês

Um pouquinho da nossa vida na China…

A Praia

Como poucos sabem, Shenzhen é uma cidade litorânea, ao sul da China, colada com Hong Kong. Porém, quem vem pra cá, não imagina que temos praias! A cidade é enorme e muito moderna, nem um pouco cara de litoral – mas tem!

Bom, depois de 8 meses por aqui, decidimos dar um pulo na areia para ver como era a praia.

Apesar das catracas para entrar (controlando o número de pessoas para não lotar), tudo normal! Areia, mar, côco verde, colarzinho, baldinho de areia e esteira pra vender… Mas uma grande diferença são os chineses (obviamente)! E QUE diferença!

IMG_2474

IMG_2472   IMG_2471

IMG_2470

Não era um dia ensolarado, porém também não estava frio. Um mormaço gostoso… Mas olha, se encontramos 3 chineses de sunga foi muito. O pior é que o resto (e esse resto era bastante gente) não estava com roupas “próprias” para banho, e sim de terno, sapato, salto alto, meia fina, casaco, cacharrel, camiseta e calça comprida… Como se estivessem indo ao shopping em plena meia estação sabe?

IMG_2476 

IMG_2501

IMG_2502

Que o chinês não gosta de sol isso nós já entendemos. Quando sai um solzinho em Shenzhen, a sombrinhas se abrem. Todo chinês anda com uma sombrinha na mão! Ah, mas daí vocês podem dizer que em Curitiba todo mundo também tem né… Mas é porque Curitiba CHOVE demais. Aqui, faz SOL demais – e o chinês não gosta do sol. Usa guarda-chuva, blusa de manga comprida, calça, viseira e tudo o mais que ajudar a evitar “pegar uma corzinha”- coisa que tanto gostamos! O padrão de bonito (e status) é a pele branquinha.

Mas ver aquele monte de gente vestida com roupas normais, na areia da praia, ou brincando perto do mar, foi realmente algo bem diferente.

Continuando nossa aventura pela praia, como bons brasileiros, estávamos à procura de uma cervejinha gelada para podermos sentar e relaxar um pouco. Nas mesmas barraquinhas onde vendia sorvete e baldinho de areia, tinham algumas geladeiras com as bebidas dentro.

Há uns dois posts atrás, falei sobre a questão das bebidas geladas por aqui né? Pois é, vivemos novamente essa situação sábado passado: As barraquinhas, com umas 3 ou 4 geladeiras, todas desligadas! Resultado: a cerveja que queríamos comprar ali na beira da praia, só tinha “quentinha”. Até tentamos colocar algumas latinhas no meio dos sorvetes pra ver se resolvia o problema, mas até gelar no ponto que a gente gosta, iria anoitecer!

IMG_2469

Para saciar nossa sede, fomos a um hotel um pouco antes da praia para comprar cerveja gelada, e andamos pela praia para conhecer o local.

Nesse tempo que estamos por aqui, aprendi que tudo o que vivemos até hoje, pode ser vivido de maneira diferente. Para nós, muitas vezes é difícil entendermos a cabeça do oriental, mas o caminho contrário – eles entenderem os estrangeiros – é igualmente complicado!

Não podemos esquecer nunca que os “estranhos” por aqui, somos nós, e não eles. Nós é que somos os instrusos e estamos morando na casa deles. A grande maioria, não conhece e nem nunca ouviu falar no modo como nós gostamos de ir a praia, então esse é o normal para eles. Apesar de ser engraçado, é tudo uma questão de ponto de vista 🙂

A praia, apesar de ser a primeira vez que visitamos, também faz parte do nosso cotidiano chinês! 🙂

Navegação de Post Único

8 opiniões sobre “A Praia

  1. ah que legal, bom saber, da proxima vez vou levar um isoporzinho com gelo e as cervejas! faz mais de um ano que estou aqui e nao fui conhecer essa bendita praia, nem sei nem como chegar kkkk
    Muito bacana seu blog, estou adorando viu!
    bjs

  2. Camila, Parabéns!
    Vc realmente está escrevendo de uma maneira super legal. Sempre levantei a bandeira de que NÓS somos os estranhos, estrangeiros, por aqui, NÒS invadimos a praia deles (tudo bem que me falaram que eles estão invadindo as nossas e a do resto do mundo…hehehe), mas essa é a casa deles e temos que respeitar isso. Qdo vc vem à Shanghai? Vou ao Brasil fazer palestras agora em junho, mas não consegui fechar nenhuma em Curitiba. =[
    Queria muito, pq morei em P’guá por muitos anos, e tenho uma saudade nostálgica de lá. Mas em Outubro, quem sabe. É minha próxima agenda de palestras.
    Beijo e cada vez mais Sucesso!

    • Obrigada Christine!! Fico feliz em saber que está gostando também!
      Ainda não tenho planos de ir pra Shanghai… Só vontade mesmo!! Quero muuuito conhecer! Assim que der te aviso! E Shenzhen? Você veio pra cá afinal?
      Opa! Me avise se conseguir alguma palestra lá em Curitiba! Posso indicar pra várias pessoas! Divulgo pra você!!
      Beijos!! E sucesso pra você também!!

  3. Therezinha em disse:

    O sol daí e forte, eles usam protetor solar?

  4. João Fabio em disse:

    E qual traje vcs se encontravam? Entraram no mar? A água é poluída? A praia (água) é frequentavel?

    • Boa João! Não estávamos de biquini também, mas levamos caso fossemos entrar. Fomos mais pra conhecer mesmo. A água é muito gelada! Vamos ver quando estiver bem calor como fica! Sim, é frequentável 🙂

  5. E pergunta que não quer calar: foram de sunga e fio dental? essa é a praia que fica em nanhsan?

Deixe um comentário

Episódio China

Cenários, personagens e aventuras de uma temporada no oriente

Xing-Ling

Um pouquinho da nossa vida na China...

Perdido na China

Um pouquinho da nossa vida na China...